Conversando Na Cozinha

sábado, 23 de julho de 2016

Cozinha Catalã e Período Medieval (I)

(um pouco de história na Cozinha)

Estou lendo um livro e está me parecendo muito interessante - não vou aqui colocar receitas, mas contar (transcrever) um pouco sobre esta cultura lá num passado muito distante - Libre Del Coch - foi traduzido direto do Catalão - uma história que conta sobre a cozinha do Séc. XVI -
Aqui, conta que a cozinha Catalã tem raízes históricas profundas e sua projeção mundial atual não é um caso de modismo, mas de uma tradição renovada e divulgada.

Os primeiros textos de cozinha da Península Ibérica, são Catalães. O primeiro exemplar do Livro da Cozinha data de 1520 mas provavelmente seja de 1477 - maravilhoso, não ?

Existem também manuscritos catalães relacionados à cozinha, mais antigos ainda; como por exemplo *Libre Del Coch de la Canonja de Tarragana* - ali tem instruções sobre alimentos a serem consumidos ao longo do Calendário Litúrgico, de 1331 - !!!!!! e mais outro * Libre de Sent Sovi* de 1324 - !!!!!!
Preciosidades que não podem jamais ser esquecidas.

Os livros da Alfandega de Barcelona, no Séc.XIII, mostram a entrada na região, de especiarias e víveres das mais variadas procedências.
A primeira edição castelhana do livro de Mestre Robert, é de 1525 - e até 1577 teve bastante sucesso, e por isso, conseguindo seis edições...pasmem, pois nesta época quando a mudança da capital para Madri, esta constava com apenas 10 mil habitantes. A edição catalã tinha como título: * Libre de Doctrina Per a Bien Servir de Tallar y Del Art de Coch ço és de Qualsevol Manera de Potages y Salses per lo Diligent Mestre Robert Coch del Sereníssimo Senyor Don Fernando, Rey de Nápoles* decoraram ? rsrsrs

O Livro nos mostra o amplo panorama alimentar da Península, bem pouco tempo antes da chegada da contribuição no Novo Mundo à cozinha europeia, nos dando também uma visão social  e de seus costumes alimentares. Separando assim as receitas para o *tempo quaresmal* e o outras para o *tempo carnal*.
O livro apresenta entretanto alguns enigmas, a começar pela identidade e pela vida do autor, do qual pouco se sabe. Com esta informação no título Robert foi cozinheiro *do Rei D. Fernando de Nápoles*, provavelmente Fernando I de Aragão (1423- 1494) filho natural de Alfonso V, O Magnífico (1396- 1458) e teria introduzido na Catalunha os sabores da cozinha renascentista italiana, na época a mais importante do ocidente cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário