Conversando Na Cozinha

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

...em se falando de Especialidades do Norte do Brasil

Queijo Marajoara - faz dois séculos que o queijo marajoara é tradição na imensa ilha paraense. Mas só recentemente esse produto artesanal, feito com leite cru, foi reconhecido como tal por lei estadual do Pará e obteve permissão para circular pelo estado.Essa joia marajoara, é preparada em formas retangulares e tem sabor que lembra um requeijão cremoso, só que compacto. Inicialmente a base era leite de vaca, e foi só no início do Séc.XX que começou a ser fabricado com leite de búfala devido a proliferação desse animal, que virou símbolo do lugar. O búfalo - animal que se adaptou perfeitamente às cheias constantes - é usado também para tração, produção de carne e couro e, ainda, pela polícia montada da região.


Vitamina de Guaraná - nossos antepassados indígenas já usavam o guaraná havia séculos como bebida energética. Hoje o pó dessa fruta é reconhecido por todos pelos poderes estimulantes. Em Manaus existe até o Ponto do Guaraná em que é costume tomar a tradicional vitamina feita dessa fruta. Há opções como a mistura com castanha-do-brasil, mel e limão.
A disposição para seguir a jornada é garantida. O nome vem do tupi wara´ná , que na tradução literal significa *bagos iguais a olhos de gente* , e remete a

Uma LENDA : Um casal de índios de tribos inimigas se apaixonou perdidamente e resolveu fugir, mas atingidos por um raio, os amantes morreram entrelaçados. Dos olhos da índia da tribo maués nasceu uma planta que ao amadurecer, deu origem ao fruto do guaraná, cujo formato lembra o olho humano. Essa versão tupiniquim de Romeu e Julieta, é encenada durante a Festa do Guaraná que ocorre no mês de novembro na Cidade de Maués.



Pimentas Amazônicas -

JIQUITAIA - depois de secar ao sol por cinco dias, ela é assada, moída e vendida em pó.

PIMENTA-DE-CHEIRO-DO-PARÁ : tem sabor suave e é bem aromática, encontrada in natura nas cores verde, amarela ou laranja ou em forma tradicional molhinho, que acompanha quase todos os pratos da culinária paraense.

PIMENTA MURUPI  : amarela, perfumada e bem picante, costuma ser utilizada em conserva ou em molhinhos que vai à mesa.

Livro *Ingredientes do Brasil*

Nenhum comentário:

Postar um comentário